A técnica do relógio

Resultado de imagem para relógio

A técnica do relógio

Tudo começou quando um dia estava com um amigo, às seis da tarde. Para lembrar a hora pensei em tudo o mais óbvio, convertido em número na palavra através do código fonético e, em seguida, estabelecer uma parceria através de alguma imagem etc. etc. O de sempre.
Muito chato.
Dei-me conta de que não lembraria a hora, se o sistema não era muito atraente, e que, de certa forma, estava traindo o espírito da mnemotecnia, pois sua principal virtude sempre foi o fato de converter o anódino ato de memorizar em uma fantástica aventura onde a criatividade é que manda.

Resultado de imagem para relógio

Decidi, então, improvisar uma nova estratégia para se lembrar da hora, e foi assim que surgiu a técnica do relógio.
As 6 coincidem sobre Granada, assim que lembrar que tinha ficado com meu amigo às seis achei vestido como Boabdil passeando pela Alhambra de Granada. Assim, ao pensar nele, me viria a imagem de Granada que, geograficamente, está situada a 6, o que me apontaria a hora em que havíamos ficado.
Se em vez de as seis tivermos ficado a uma, teria imaginado com um lenço vermelho e um jornal na mão correndo na frente dos touros em Pamplona sanfermines de; de ter ficado a dois, o imaginaria com o clássico terno aragonês dançando uma valete em frente à pilarica de Saragoça; de terem sido as três, iria com o boné de piloto à procura de um avião no tristemente famoso aeroporto sem aviões de Castellón; etc.

Aperfeiçoando a técnica.
Para o optimemory funcionar faça o seguinte: na hora de selecionar uma cidade, tão importante como a sua posição geográfica é que você conheça algo característico desta cidade que você pode usar para representá-la. Por exemplo, para as doze vem bem Santander, mas se você não sabe nada dessa cidade, talvez seja mais útil escolher Bilbao, embora geograficamente não esteja situada exatamente às doze.

Se os teus conhecimentos de geografia, são escassos, você pode tentar a variante de usar como ponto central da cidade onde vives e escolher, para as horas, cidades e vilas ao redor de seu município, que certamente conhecerá melhor por estar perto de casa. O problema é se você vive em uma cidade costeira, pois neste caso haverá um lado, onde há apenas mar.

Resultado de imagem para relógioOutra possibilidade é reduzir o relógio ao tamanho de sua cidade. A partir de um local central, escolhe bairros, parques, edifícios comerciais conhecidos e que mais menos correspondentes sobre os pontos onde estariam as horas do relógio. Aqui a vantagem é que você mesmo pode visitá-los e estudá-los para alcançar depois melhores composições do lugar.

Uma vez selecionados os lugares, nada impede de usá-los como se se tratasse do clássico método de loci, pois contando de um a doze tem uma rota circular de doze itens locais onde colocar os dados a lembrar. Agora, uma rota de apenas doze lugares parece algo curta, pois somente permitiria lembrar doze coisas, mas ampliá-la é fácil.
Uma possibilidade muito simples é a seguinte: se a cena se passa de dia, os valores são do 1 ao 12; se passa de noite, do dia 13 ao 24. Também podemos selecionar duas cidades para cada hora, um que esteja mais próximo do centro, outra mais afastada. Por exemplo, para as seis poderia escolher primeiro Jaén e, em seguida, Granada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *